sexta-feira, 23 de maio de 2014

                           Homens desviados da verdade
                                        Tito 1: 14
O apostolo Paulo escreve a Tito, preocupado com o que vinha acontecendo e para aconselhá-lo como lidar com os insubordinados que havia em Creta. E no verso 9 do cap. 1 ele exorta a Tito a pregar com autoridade pelo reto ensino, para convencer os que contradizem.
Existiam muitos insubordinados, faladores, enganadores, especialmente os da circuncisão. Paulo pede a Tito que os faça calar e os critica duramente, pois o ensino deles é de torpe ganância.
Também uns dos motivos que não davam ouvidos a Tito, porque Tito não era circuncidado (Gl 2. 3) e a preocupação de Paulo era promover a fé dos eleitos de Deus, com conselhos para qualificação de ministros para o crescimento de uma igreja sadia. Por isso grande parte das cartas Paulinas é escrita para acabar de vez com os falsos mestres e que na maioria esse grupo era composto pelos judaizantes. Homens desviados da verdade em busca de uma religião com méritos próprios para salvação do homem.
“É estranho que uma pessoa cujo nome esteja listado entre os livros do NT seja tão pouca conhecida. Mesmo que Tito fosse companheiro e um valioso colaborador de Paulo, não existe nenhuma menção a seu respeito em Atos dos apóstolos”.
Mas a carta de II corintios nos dá alguma informação sobre Tito. II corintios foi escrito por volta de 55-56 d.C, fazendo-se comparação a Tito que foi escrito provavelmente em 64 d.C.
Em II corintios 2: 13 menciona-se Tito, diz Paulo; “contudo” não teve tranqüilidade no espírito, porque não encontrou Tito seu irmão na fé.
Tito era companheiro de Paulo em suas pregações, perder a tranqüilidade de espírito por causa de Tito, mostra como este jovem era querido por Paulo.
Em II corintios 7:6 fala-se novamente em Tito. Paulo diz que quando chegou a Macedônia nenhum alivio teve, pelo contrario, em tudo foi atribulado, lutas por fora, temores por dentro.
Em seguida ele diz que, Deus conforta os abatidos. E Tito foi o motivo da alegria de Paulo e assim aumentando todo seu regozijo.
Paulo no capitulo 12:14-18 fala aos corintios, e há uma preocupação da parte do apostolo, pois, não queria explorá-los, dizendo que não estava atrás de seus bens, mas somente queria vê-los.”Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos”. E ainda diz; enviei a vocês, Tito, e com ele outro irmão; porventura, Tito vos explorou? Acaso não temos andado no mesmo espírito? Não seguimos na mesma pisada?
Nas cartas paulinas há uma luta grande em sua maioria, contra os falsos profetas.
No verso 14 do capitulo 1 de Tito, Paulo menciona estes homens desviados da verdade.
“É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância”.
Paulo como pregador do verdadeiro evangelho, que anda no mesmo espírito que Tito e das mesmas pisadas.
Supostamente Tito tinha escrito uma carta a Paulo falando dos problemas que a igreja vinha enfrentando na ilha de Creta.
Líderes gananciosos (contrario de Paulo e Tito) II co16 Cretenses sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos.
Tal testemunho é exato, diz Paulo de um profeta dentre eles. Tudo indica que era algum profeta do contexto em que viviam. Pois a luta é com os da circuncisão.
A bíblia de estudos plenitude em seu rodapé trás a seguinte nota; Paulo cita Epimênides, um poeta bastante conhecido do século VI a.C. que era considerado profeta por seus compatriotas, para ilustrar a má reputação dos Cretenses no mundo antigo.
 E ainda diz; portanto, repreende os severamente, para que sejam sadios na fé e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade.
Em nossos dias vemos isso, homens desviados da verdade (falsos mestres), mentirosos, feras terríveis, ventre preguiçosos, gananciosos buscando seus próprios interesses. Os eleitos de Deus jamais podem aceitar isso, devemos calar esses mestres por amor à verdade. Pisar nas mesmas pisaduras que Paulo e Tito pisaram, ter o mesmo espírito de Paulo e Tito, e olharmos os eleitos como filhos na fé e não com interesses em seus bens. Tomarmos o exemplo dos dois que não exploravam as igrejas e sim, que se preocupava em pregar o evangelho da graça. O que você tem visto por ai?
Cuidado! Um evangelho que facilita não é evangelho. É o desvio do alvo, que é Cristo. Jesus te abençoe! Amém.
                                                 gifeli




  




quinta-feira, 1 de maio de 2014


O sinal de Jonas Mt 12.38-42

38 Então, alguns escribas e fariseus replicaram: mestre queremos ver da tua parte algum sinal.
Para compreendermos melhor o sinal de Jonas, iremos abordar um pouco quem são esses escribas e fariseus que pediram um sinal a Jesus.
Escribas - Eram pessoas que copiavam o antigo testamento e principalmente a torá (lei de Moisés). Eram também conhecidos como copistas.
Antes de falar dos fariseus, irei também abordar os opositores deles, que eram os saduceus.
Saduceus - Eram pessoas normalmente ricas que ocupavam cargos políticos importantes e eram maioria no sinédrio. Não eram bem vistos pelo povo e também pelos fariseus. Por ocuparem cargos políticos estavam sempre do lado do governo romano e eram também acusados de miscigenação desde a época do império grego, eram os famosos liberais daquela época. Eram sempre muitos céticos.
Fariseus - Já os fariseus eram indivíduos de classe social intermediaria. Embora fossem de número menor no sinédrio, tinham o apoio e simpatia dos judeus. Era um grupo que observavam demais a lei de Moisés.
Ninguém melhor do que os escribas  para entender que o messias estava por vir. A fama de Jesus começou a crescer e as pessoas viram os sinais e começaram a divulgar por toda a terra palestina, que esse era o messias. Claro os escribas como conhecedores das escrituras, perceberam que começava a se evidenciar os milagres de Jesus.
Daí o pedido muito famoso de " queremos ver um sinal" e jesus diz; nenhum sinal vos será dado a não ser o sinal do profeta Jonas. Repare que Jesus estava dizendo que o filho do homem iria ficar no seio da terra três dias e três noites, este era o sinal. Mas o carnal não entende das coisas que Deus preparou para aqueles que o ama.
Os fariseus só observava a lei e não as guardava, por isso não tinha autoridade para ensinar.
39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal será dado, senão o do profeta Jonas.
  Uma geração má e adúltera pede um sinal. Jesus com isso quer dizer; que os que pedem sinal mostram o quanto não tem fé. Geração má e adúltera são aqueles que correm atrás de sinais, maravilhas e outras coisas mais, que achando eles, aumentarão a sua fé. Mas é o contrario "os sinais seguirão aqueles que crêem" e não ao contrario como temos visto por aí. Pessoas pulando de ministério a procura de milagres. Isso mostra que estamos em uma geração má e adúltera que fica a procura de sinais e com isso mostrando a sua falta de confiança no Deus todo poderoso. Começam a procurar por homens que fazem sinais e muitos desses homens buscam seus próprios interesses.
Em atos 8.9-25 conta nos a história de Simão o magico. Este homem praticava a mágica e iludia o povo de Samaria dizendo ser ele o grande vulto. Observem o texto que quando Filipe os evangelizavam com palavras do reino de Deus e do nome de jesus, o próprio Simão abraçou a fé, creu, foi batizado e acompanhava a Filipe de perto, observando  extasiado os sinais e grande milagres praticados. É exatamente os que fazem essa geração má e adúltera, como Simão, crêem, são batizado e acompanham os que fazem milagres.
Mas não percebem que o maior sinal é o do profeta Jonas, porque como fariseus e escribas procuram por sinal. Jonas não praticou milagres, mas foi milagre e possivelmente usou isso para pregar aos ninivitas, mas o que sabemos ao certo que pregou e o povo se arrependeu cobertos de panos de sacos e o próprio rei se assentou em cinzas. Pregou sobre salvação, pois, Deus desviou seu furor diante de Nínive e adiou por 150 anos entregar essa nação nas mãos de outra nação, por causa do arrependimento da cidade.
Mas então o que Jesus quis dizer com "nenhum sinão vos será dado a não ser o do profeta Jonas". Assim como Jonas foi um milagre dentro do ventre do peixe, assim eu serei um milagre no seio da terra por três dias e três noites, e todos os que verdadeiramente crêem em mim terão salvação eterna.
A geração da época de Jesus era tão má, que o próprio Jesus disse que os ninivitas se levantarão no dia do juízo e a condenará. Porque os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas. E jesus diz; "E eis aqui quem é maior do que Jonas". E as pessoas o rejeitaram. 
As pessoas rejeitam a Jesus quando procuram por sinais, pois, isso mostra sua falta de fé. Correr atrás de milagre é buscar um sinal para crer em Jesus assim como fez Simão o mágico. Ele conhecia os truques da magia e quando viu Pedro e João que para Samaria foram enviados, impondo as mãos e as pessoas recebendo o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, pois achava ser um poder que não conhecia, porque comprando ele logo comerciaria para adquirir lucros, ele não era um salvo, essas são atitudes de quem não creu.
Qual foi a resposta de Pedro? "O teu dinheiro seja contigo para a perdição, pois julgastes adquirir, por meio dele, o dom de Deus". Se Pedro e João tivesse um má índole pudesse vender o dom de Deus como muitos fazem hoje. Eles literalmente andaram com Cristo e sabiam que o reino de Deus não é comercio. De graça recebeste, de graça dai, não é misticismo como muitos fazem.
Quando fala que o maior milagre é o da salvação ( Jesus no coração da terra) as pessoas não querem e preferem numa procura sustentar esses líderes gananciosos e assim a geração má e perversa mostra sua incredulidade em Jesus.
I co 1.22-24 diz; Porque tanto os  judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas os que foram chamados tantos judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus  e sabedoria de Deus.
Quando Jesus pregou; que quem não comer de sua carne e beber de seu sangue, não tem vida em vós mesmos, as pessoas se escandalizaram nele e muitos o abandonaram. Assim é em nossos dias. A cruz é loucura, é escândalo. Mas para os que creem, salvação.
                                                  gilfeli