sábado, 1 de novembro de 2014

A importância dos impérios


Por Gilberto Ferreira Lima


Os planos de Deus vem se cumprindo na história da humanidade, muitas vezes visto e outras vezes não.

Deus sempre usa situações em épocas e pessoas diferentes para cumprir os propósitos dele.
Tudo premeditado com a ida de Israel ao Egito e logo, depois, as dez tribos do norte sendo miscigenada com outros povos através do império Assírio.

Sempre que uma nação era dominada por outra, o impacto era tanto, que a influência ficava principalmente no idioma. Na época de Jesus muitos falavam em aramaico e o próprio Jesus também falava, e mais tarde o latim foi predominante até na forma escrita e hoje a língua universal é o inglês, fruto do império britânico.

Mas o império helenístico deixou raízes profundas, tanto porque os gregos estavam em ascensão e, os seus costumes, cultura e filosofia se espalharam por toda parte. Embora todos planos de Deus traçados na ida dos Israelenses para o Egito, miscigenação das tribos, cativeiro babilônico, império romano e o império britânico tiveram um papel importante no cumprimento naquilo que acredito em que estavam destinados, o império helenístico teve um papel crucial no cumprimento dos planos de Deus, e o próprio Deus usa os gregos na evangelização das nações. A escrita do novo testamento em grego e evangelho sendo pregado aos gentios na língua helenista. 
O império babilônico teve sua influência também na escrita em aramaico, porque alguns dos cativos estavam perdendo suas identidades e foi necessário que traduzissem a torá dos judeus para o aramaico. Teve também a tradução para o latim (vulgata) e tradução de John wycliffer para o inglês.
Mas um tanto quanto perigoso é a tradução para diversos dialetos, na intenção de até mesmo de simplificar algumas palavras, os copistas acabam acrescentando palavras que não tem no texto original e assim aplainando um campo largo para heresias.

Surgiu muitos polemistas dentre eles, Irineu de Lyon em sua luta incansável contra o gnosticismo. Tertuliano de Cartago (150-230) e sua luta em favor da unidade da trindade.

E foi muito importante a luta desses homens para que formulasse o credo da igreja.

Muitas outras tradições contribuíram para o crescimento do cristianismo como, o próprio Lutero ao traduzir a escritura para o alemão. Ainda teve a vantagem da imprensa inventada por Gutemberg em meados da década de 1450, e na época da reforma os escritos de Lutero se espalharam por toda Europa dentro de pouco tempo.

A reforma sem sombra de dúvidas foi boa, mas com o acesso de todos a bíblia também surgiu muitas seitas. Que até mesmo em nosso tempo ainda existe resquício de muitas seitas, e com isso precisamos de “polemistas” para desmascarar esses falsos profetas.

E os planos de Deus cumpriu através dos impérios e continua a cumprir através de reinos e governos, sem que muitas vezes percebemos.