sábado, 17 de outubro de 2020

Reforma





Por Gilberto lima



"Alguns historiadores católicos romanos entendem-na apenas como uma revolta de protestantes contra a igreja universal. O historiador protestante considera-se como uma reforma que fez a vida religiosa voltar aos padrões do Novo Testamento. O historiador secular interpreta-a como um movimento revolucionário”. (O cristianismo através do século, Earle E. Cairns  pg. 250.)


  A reforma protestante tinha um sentido, de voltar a época da igreja primitiva, voltar a essência dos apóstolos, cada historiador dependendo da sua cosmovisão  ver sempre de um ângulo que bem lhe favorece.


  Alguns historiadores católicos enxergam uma rebeldia por parte dos reformadores, fato é foram inúmeras tentativas de reformar a igreja universal e não fundar outra religião, os problemas da igreja católica que mais tarde foi acrescentada a palavra “romana", ficando igreja católica apostólica romana, já vinham desde os séculos II e III, quando os cristãos começaram a aceitar o legado cultural de cada província, não somente isso, mas regado também a filosofia. Alguns bispos da época não viram problemas, por exemplo na filosofia neoplatonista se juntar com a filosofia do cristianismo, não que Platão estivesse errado na maioria das vezes, ele teve sua contribuição, até mesmo que existia vida depois da morte, muito parecido com a crença do cristianismo, alguns bispos defendendo a fé cristã atacaram seus adversários dizendo que cristianismo e filosofia caminhavam bem, mas devemos de ter cuidado porque não é todo pensamento filosófico que é o mesmo.


  Regado a isso tudo veio o misticismo e o sincretismo mesmo antes do imperador Constantino. O famoso bispo de Hipona, Agostinho se baseou muito na filosofia de alguns gregos, resultado disso tudo foi um tratado que ele deixou pra igreja, resultado  que mais tarde o monge Martinho Lutero baseou sua teologia nos escritos de Agostinho, o que resultou  na reforma protestante.


  Existem visões diferentes entre historiadores, nós como protestantes sabemos que a política da época se aproveitou da revolta luterana contra a corrupção da igreja, e também o povo que pagava impostos a Roma e ao governo das províncias, também se aproveitaram do momento, vendo a reforma com bons olhos.


  Para o historiador secular foi uma revolução, e  foi mesmo, a igreja tinha o domínio da ciência entre aspas, mas não dava liberdade que se buscasse outros caminhos, foi a época do teocentrismo, mas até que ponto chegava o teocentrismo? Na verdade era um teocentrismo falso, feito no dogmatismo da igreja, que não passava de um teocentrismo religioso e sufocante. O movimento iluminista trouxe o homem para o centro, com isso a reforma protestante ajudou na liberdade de se buscar conhecimento fora da caixinha, voltando aos escritos originais, surgiram muitos pensadores, abriu se o caminho para uma nova era, claro que isso custou vidas, mas não deixou de ser um ato revolucionário!

A contribuição protestante afetou o mundo, fato que a igreja católica teve que se reformar também em um movimento chamado “contra-reforma”. Seja católicos ou protestantes encontraram erros em suas teologias, existem muitas coisas  que precisam mudar no meio de ambas, mas se o mundo hoje se tornou um pouco melhor foi pela contribuição do cristianismo revelando discípulos do evangelho, para o bem de qualquer governante. 


  O lema da reforma protestante é “sempre reformando" nunca sairá de cena, pois pra pregar o evangelho devemos usar o escudo da fé, assim como Paulo e os demais apóstolos em suas cartas sempre se defendiam dos ataques pagãos, assim nós cristãos católicos e protestantes sempre teremos que ser verdadeiros apologistas  na defesa da fé, se preciso for perder a vida pelo evangelho e achar outra no descanso de Deus. (Mateus 16.25)



  O erro nunca se apresenta em toda sua crueza, a fim de não ser descoberto. Antes, veste-se elegantemente, para que os incautos creiam que é mais verdadeiro do que a própria verdade. (Ireneu de Lião)





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