quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

                           Teologia liberal

  O liberalismo está presente nas igrejas, a parcela de culpa maior é dos seminários que, ao invés de qualificar pastores, mestres e bons líderes para o aperfeiçoamento da igreja de Cristo, estão se enquadrando aos moldes do governo profissionalizando pessoas que estejam aptas para que recebam um diploma reconhecido por alguma entidade e, para agradar homens adotam o liberalismo, crendo ao mesmo tempo em criacionismo e darwinismo. 
  É difícil ver seminários que não abraçaram o liberalismo.Pastores até de igrejas históricas tem adotados muitos itens do liberalismo protestante. 
  "Com o advento da modernidade, duas opções se abriram para os pensadores influenciados pela nova mentalidade que queriam continuar cristão; criar novas formas de cristianismo ou permanecerem nas igrejas históricas, reinterpretando as doutrinas históricas clássicas. A segunda opção foi adotada pelos liberais".
                             A razão e a revelação
  Em salmos 14.1 diz assim; diz o insensato no seu coração: Não há Deus. corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.
   A razão diz que Deus não existe, pelo homem ser racional.
   Se vejo a criação ao meu redor sei que Deus existe. Até os loucos sabem que Deus existe. louco é aquele que sabe  e diz que Deus não existe.
 Por exemplo, eu só sei que Deus é trino pela revelação, mais, pela razão não. A verdade aqui debaixo eu descubro por mim mesmo, pela razão. A verdade de cima só por revelação.
  A modernidade quer reinventar o cristianismo. Os liberais querem até ficar nas igrejas históricas e dizem que o homem racional deve entender muita coisa. E eles querem pela razão reinterpretar as doutrinas da igreja como dá uma explicação adequada a um milagre, a divindade de Cristo etc... e dizem "não é bem assim não" e tentam explicar com a razão.
  A filosofia grega diz que o Deus da bíblia é humano, porque Deus se ira, se entristece, ama e perdoa, pois, pensavam eles que Deus não é movido por paixão.
  O método alegórico  de quem influenciado pela filosofia grega, que Deus não mata, não se ira, e dizem que a bíblia na verdade quer dizer não é literal. Quem na verdade criou o método alegórico foi Filon de Alexandria.
  Hoje o que vemos é reinterpretação da bíblia para se adequar a razão." A palavra "liberal" expressa a ênfase no direito de definir os termos da fé sem ser constrangido por nenhuma autoridade externa.
  O objetivo do liberalismo era transformar o cristianismo a luz da ciência, da filosofia e da erudição bíblica modernas, tornando atraente e revelando para novas gerações".
  Os liberais definem os termos da fé como eles querem e não aceitam nenhuma autoridade, por achar que tem autoridade de reinterpretar do jeito deles.
  Eles tentam acoplar filosofia, ciência e outros aspectos da modernidade ao cristianismo. O liberalismo não se compromete com as escrituras, querem que o cristianismo se torne atraente para as pessoas.
  Hoje as igrejas estão usando métodos para atrair pessoas, como boate, balada gospel e por aí vai. Isso é liberalismo e muitos fazem e não sabem. A igreja não deve se adequar ao mundo, as pessoas, sim, devem se adequar aos preceitos de Deus em uma igreja que prega somente a verdade, usando a bíblia e suas histórias de modo literal.
  Os liberais dizem que o mar vermelho se abriu, mais, não por causa de Deus e sim uma coincidência, pode ter sido o vento, dizem eles em uma explicação racional. Então pergunto; porque isso não aconteceu mais? Não venta mais?
  Os liberais não creem em Adão e dizem que as maravilhas do antigo testamento não são literais, não creem na ressurreição e na ascensão de Cristo. Contudo tem ética moral.
  Fazem o bem, promovem eventos mirabolantes, mais, se literalmente não creem em Adão e como os seres viventes foram criados. Não devem usar a bíblia como fonte. Pois, o mesmo vivem reinterpretando do jeito deles, pois, quem nega a criação não tem autoridade para expor a bíblia.
                   Em Cristo, a paz! 
                              gifeli
                                          

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Graça comum

Por Gilberto Lima

  Como eu disse em minha ultima postagem que talvez eu falasse um pouco sobre graça comum. Pois é, hoje estarei falando, embora de forma reduzida, mais, um tanto objetiva.
  A graça comum é diferente da graça salvífica, a comum é dada a todos, enquanto que a salvífica aos eleitos.
  Podemos definir a graça comum da seguinte maneira: Graça comum é a graça de Deus pela qual ele dá as pessoas inumeráveis bençãos que não fazem parte da salvação.
  Os incrédulos continuam a viver neste mundo unicamente por causa da graça comum de Deus - toda vez que alguém respira, isso se dá pela graça, porque o salário do pecado é morte e não vida.
  Em Mateus 5. 44,45 Jesus disse assim; "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos de vosso pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuva sobre justos e injustos".
  E gênesis 4. 20-22 diz que os descendente de Caim eram prósperos e habitavam em tendas e tinham gados. Inventavam e tocavam harpas e flautas. Também dominavam todo instrumento cortante de bronze e de ferro.
  A graça comum dá certos dons naturais ao homem. Muitos inventores, artistas, compositores, bons governantes e tudo vindo de Deus. Muitas vezes nem os eleitos tem os talentos que os incrédulos tem.
  Só que os que tem a graça salvífica tem o Espirito Santo e consequentemente  vai ter os dons sobre naturais e naturais.
  Uma coisa que os incrédulos não terão é a graça salvífica uma vez que o negaram. Pois, até os que tem a graça salvífica foi Deus quem o chamou. "Todo aquele que o pai me dá, esse virá a mim; e que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". João 6.37 
  Até o salmista Davi reconhece que o Senhor é bom para todos e sua misericórdia permeiam todas suas obras. Sl 145.9   
  E muitas vezes os eleitos tem  poucas coisas na graça comum mais, isso não é de se desaminar, pois, a nossa pátria é celestial, e que nos dá o direito através do sangue de Cristo de sermos herdeiro de uma eternidade juntamente com pai celestial.
  Mais, há eleitos dotados de talentos seja no ramo empresarial ou qualquer seguimento da vida. Porém, devemos espelhar na vida dos apóstolos até mesmo quando foram martirizados e dizer; "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Fp 1. 21
  
  Deus abençoe. Em Cristo, paz!
                                           

sábado, 1 de fevereiro de 2014

                                  Graça 
O que é graça?
É favor imerecido.
Vivemos em uma época que muito se prega e fala em graça, mais, graça mesmo vivemos pouco. Pouca gente compreendeu o que realmente significa graça.
As pessoas confundem graça com liberdade e querem viver como se fossem pagãos, se convertem principalmente ao cristianismo e esquecem que tem uma ordem eclesiástica dentro da igreja.
Uns líderes ensinam liberdade demais e usam texto fora de contexto como"onde o Espirito de Deus está há liberdade" e se esquecem que "o Senhor disciplina todos quanto ama". Não! você não é livre para fazer o que quer, uma vez que está sujeito ao reino de Deus o qual nós vivemos em uma embaixada celestial aqui na terra. "De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio". 2 cor.5.20 
Outros sãos radicais demais e vivem sobre o regime da lei mosaica colocando fardos pesados em seus liderados enquanto que Jesus disse; "Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". MT 11.30 
Há muitas igrejas que nem são históricas, mais, vivem sob o regime da lei mosaica erroneamente por causa de seus líderes fundadores que basearam em suas visões e não na revelação da palavra de Deus. Ora se querem viver sob o regime da lei que vivam."É mais fácil passar o céu e a terra do que cair se quer um til da lei". Luc 16.17
A nossa lei é Cristo. "A lei e os profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele". Luc 16.16  Tem algumas igrejas que vivem sobre algum ponto da lei, muitos fazem isso por ignorância, mais, serão cobradas por isso,pois, tornaram o sacrifício de Cristo em vão. Mais ainda, aqueles que seguem a lei de moisés anulando a morte de Cristo que tanto padeceu por nós. Porque vivem uma hipocrisia e não conseguem seguir toda lei, pois, a lei de moisés, Deus quem deu para mostrar ao homem o quanto ele é pecador. Nunca ouvir dizer que alguém foi apedrejado porque cometeu adultério nessas igrejas que dizem ser cristãs. As escritura estão aí e sendo interpretadas segundo desejos de muitos líderes mais, o Senhor dará a paga a estes homens segundo as suas obras, pois, tornaram a morte de Cristo em vão. Mais para nós que acreditamos no sacrifício de cristo uma vez feito e consumado, sabemos pelas escrituras que não fazemos sacrifícios mais, a não ser a obediência e oferecer nossos corpos como sacrifício vivo diante de Deus.
"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este seculo, mais transformai-vos pela revelação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". rm 12.1,2 

Vou mais além nas escrituras, "o povo erra em não conhecer as escritura". Em romanos 13.8 diz;"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a  lei".É tão maravilhoso ter as escrituras revelada através do Espirito Santo de Deus. Vejam mais: e saiba que a liberdade é limitada pelo amor. "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião a carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Gl 5. 13,14   Isso se chama graça. Agora eu tenho que ressaltar algumas correntes (embora sejam poucas) teológicas que são centralizadas na palavra de Deus embora ainda eu discorde de alguma coisa, mais, isso é secundário diante do parâmetro da salvação.
A verdade que muitos líderes usam a antiga aliança para dar argumentos as suas pretensões, e sempre "puxando brasas para sua sardinha ou sardinha para sua brasas" como queiram.
Mais o que nos deixa perplexo são as pessoas que seguem esses líderes sem conhecimento algum e acabam se tornando vitimas. Algumas por causa de coceiras no ouvido procurando favorecer seu próprio ego.
Vejam o que diz o apostolo Paulo a Timóteo;"Pois, haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrario, cerca-se-ão de mestres segundo suas próprias cobiças, como que sentindo coceiras no ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 tm 4.3,4
Não há duvidas que isso vai acontecer, mais, fique firme na palavra. E você que está vivendo isso se arrependa e volte a verdade das escrituras antes que seja tarde demais. A graça de Jesus vale mais do que isso tudo e mesmo que eu não consiga tudo que a graça comum pode me dar, mais, uma coisa eu tenho certeza a graça da salvação já foi me manifestada quando entreguei minha vida  a Jesus e passei a viver no reino invisível dele e agora posso dizer: Sou salvo em Cristo Jesus.
"Pois, não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé". rm 1.16,17
Espero ter esclarecido muitas coisas neste resumido texto sobre graça. Talvez em outra ocasião estarei falando e explicando sobre a graça comum que é diferente de somente "graça".
Deus abençoe o seu coração. Em Cristo, a paz.
gifeli