domingo, 3 de agosto de 2014

                                Perseguição
                                   Atos 8. 1-3
Nos tempos primórdios do cristianismo havia muitas perseguições aos cristãos, era o começo de uma nova religião, era a chamada de uma igreja primitiva. Antes de surgir à igreja com o fenômeno da descida do Espírito Santo, houve não pouca perseguição por parte dos fariseus e saduceus que compunham o sinédrio, desta perseguição mataram o líder do caminho a qual os judeus chamavam seita (atos 24.14).
Mas tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que estava escrito nos profetas, a saber, em Isaias que diz; Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis. Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados. ARA. Atos 28.26,27. Mateus 13.13-15.
Embora muitos em nossos dias não aceitem. Isso é soberania de Deus.
Lucas nos conta em Atos 1.4 que o Senhor Jesus determinou que eles (apóstolos) não se ausentassem de Jerusalém e esperasse a promessas do pai. Atos 1.8 diz que; mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra.
A igreja em Jerusalém poderia cair no comodismo se não houvesse perseguição. Mas, a perseguição trouxe dispersão e a dispersão trouxe salvação a muitos povos que, outrora viviam em densas trevas.
Tanto é que os judeus foram dispersos por toda a Ásia seja por motivo político ou religioso. Na época de Paulo foi perseguição religiosa. E Paulo pregava aos sábados nas sinagogas de cidades gentílicas querendo persuadi muitos judeus, mas eles rejeitaram. Em Isaias 65.1 diz; Fui buscado pelos que não perguntavam por mim; fui achado por aqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu nome, eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui. Referencias Oseías 2.23 e Romanos 9.24.
O que dizer de um país como o nosso que tem liberdade de culto e muitos já caíram no comodismo. Enquanto os cristãos eram perseguidos a igreja crescia mais e mais, e todos seguiam o caminho em unanimidades tendo tudo em comum.
Algumas igrejas tem pregado e massageados egos com coisas grandes e quando os fieis que abraçaram a fé tem um obstáculo pequeno não suportam pois, lhes ofereceram coisas grandes (materiais) e então abandonam a fé.
Vemos em países no oriente médio o tamanho das perseguições sofridas pelos irmãos e ainda assim não abandonam a fé.
Irmãos que brutalmente são torturados e mortos. Pela religião (mulçumana) que traz guerras e não paz como os cristãos. Assim como as autoridades na época de Paulo fechavam os olhos para agradar o grande publico (judeus), sabendo que Paulo era inocente. Assim em nossos dias a ONU fecha os olhos por tamanha brutalidade, dos mulçumanos contra os cristãos. Talvez querendo agradar o grande publico.
Portanto o evangelho tem que ser anunciado com perseguição ou não, em todo os confins da terra.
                                                                                               gifeli
 

Nenhum comentário: