domingo, 15 de janeiro de 2017



A heresia e o discernimento do cristão





Por Gilberto Lima

Colossenses 2.8,9
                                                                      
A carta aos colossenses foi escrita pelo apostolo Paulo cerca de dois mil anos atrás, alguns dizem que os escritos estão ultrapassados pela forma arcaica, hoje em dia para atualizar a tradução existem muitas versões que de certa maneira nos ajuda na compreensão da palavra. Fato se arcaica ou não, a linguagem da bíblia sempre foi a mesma quando, feita em uma tradução fidedigna, ela continua atualizadíssima, ética e valores sempre foram imutáveis, conselhos sempre atualizados e verdadeiros a ser aplicados em nossos dias.
Em que sentido digo isto?
O que rodeava colossos?
Qual era a preocupação de Paulo?
O que rodeava os colossos era heresia dos gnósticos. Em que sentido digo isto é porque muitos anos se passaram e ainda vemos muitos vestígios desse movimento e a preocupação de Paulo era combater essa heresia.

A preocupação de Paulo era provar que jesus veio em carne (corporalmente Col 2.9), ele responde a um grupo de gnósticos que acreditavam que Jesus veio somente em espirito e a religião cristã nos ensina que Jesus veio como homem nascido de uma virgem onde o filho de Deus foi encarnado.

Por isso na antiguidade houve fortes debates para discutir se Jesus de fato veio corporalmente ou não, a discussão era voltada para as duas naturezas de Cristo, chegando à conclusão que Jesus era 100% Deus e 100% homem. Se entregou por nós voluntariamente como homem, mas não usou seu poder, pois, se quisesse sairia da cruz e fulminava a todos que o crucificaram, apenas Jesus como Deus não usou seus atributos. Tudo isso para ser sacrificado em nosso lugar para que a salvação viesse a nós.

Talvez você esteja pensando, o que eu tenho a haver com isso? Se Jesus veio corporalmente ou não? Pra mim tanto faz. Não, não pense assim, o sacrifício só valeu porque jesus veio como homem e foi o único que cumpriu a lei, portanto somente ele poderia ser crucificado.

Jesus certa vez disse: não vim ao mundo para trazer paz e sim espada. Quantas batalhas Paulo travou em nome do evangelho contra as heresias e quantas pessoas o odiaram por isso. Uma vez Martinho Lutero disse “A paz se possível mas, a verdade a qualquer custo”. Se você quer seguir a Jesus você tem que fazer diferente do mundo e a batalha a ser travada contra o mundo é a morte do “eu”, isso é tomar a cruz seguir a Cristo e morrer por ele, pelo evangelho. Há muitas glorias e honras para um mártir, mas haverá muita recompensa para aqueles que morrem para o mundo que a cada dia perde um pedaço de si, isso é seguir a Cristo, é carregar a cruz, talvez isso seja mais difícil ainda viver sobre a terra morrendo dia após dia.

Como crentes, como seguidores e discípulos de jesus, nós assim como Paulo temos que travar batalhas e muitas vezes isso nos deixa cicatrizes por resto de nossas vidas. Por amor ao evangelho muitas vezes perdemos amizades, por isso Jesus disse; não vim trazer a paz e sim divisão. (Mateus 10. 34-36)

Às vezes é necessário algumas divisões, por exemplo hoje muito provável que não seriamos protestantes se Martinho Lutero não participasse da divisão da religião, estaríamos presos ainda na ignorância, com a bíblia guardada somente para os clérigos. E se você hoje tem uma bíblia em suas mãos muito se deve a reforma protestante. Se Paulo não lutasse contra os hereges de sua época possivelmente não teríamos o novo testamento em nossas mãos.
É melhor o mundo divido com a verdade do que ele unido com a mentira (gifeli). Quantas pessoas negam que jesus veio ao mundo corporalmente, quantas pessoas dizem que Jesus foi criado e não gerado, quantas pessoas dizem que Jesus foi somente um profeta. E você quais são suas convicções?

O evangelho de Jesus é simples e deve ser mostrado na sua essência e verdade, doa a quem doer.

O sacrifício de cristo foi tremendo e dolorido, Deus o abandonou no momento em que os nossos pecados estavam sobre Ele. Porque Deus o abandonou? Porque o senhor não suporta pecados e quem matou Jesus foi os nossos pecados. Por isso Jesus cristo é o único mediador entre nós e a eternidade, ele se fez pecado para que seus eleitos fossem justificados e entrasse na eternidade sem nenhuma mancha de pecado, pois o sangue no sacrifício nos redimiu.

Estejamos firmados na verdade sem legalismo, firmados na graça do nosso salvador. Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus. Quem nos acusará? Se é Deus quem nos justifica!

Para isso preciso reconhecer que Jesus:

Que Jesus é Deus
Que Jesus foi homem
Que Jesus morreu
Que jesus ressuscitou
Que Jesus está assentado a direita do pai
Que Jesus voltará

Que Jesus nos dará o céu na eternidade e então viveremos para todo sempre. Amém!

Nenhum comentário: