quinta-feira, 26 de outubro de 2017

             A reforma


Por Gilberto F. Lima


Na cidade de Eisleben na Alemanha nascia Martinho Lutero no dia 10 de novembro de 1483, seu pai era de origem camponesa livre e emigrou de muito longe para essa cidade. O grande sonho de seu pai era que ele fosse advogado, mais o futuro reformador seguiu outros caminhos, em 1502 recebeu o grau de bacharel em artes e em 1505 o de mestre em artes.


Criado com todo rigor da época, sua mãe uma vez o bateu até sangrar por ter roubado uma noz, criado sobre forte superstição dos camponeses, alguns desses fantasmas o perseguiu na grande luta por sua salvação da alma, sua força de vontade e seu conservadorismo o acompanharam no desde cedo.


Lutero ficou apavorado durante uma perigosa tempestade numa estrada perto Erfut e prometeu a Santa Ana tornar se monge caso sua vida fosse poupada, era Deus preparando uma mudança na vida de Lutero e também (porque não?) no percurso da humanidade, mais tarde entrou no mosteiro de ordem agostiniana em Erfut, em seus estudos baseados em Agostinho teve contato com a teologia, em sua luta interior esses estudos só o fizeram aguçar mais seu conhecimento, ele encontrou auxilio nos conselhos do piedoso Johann Von Staupitz (1469-1524) que o aconselhou a confiar em Deus e estudar a bíblia.


Em 1511 foi transferido para Wittenberg, tornou se professor de bíblia onde recebeu o titulo de doutor em teologia. Por essa época no castelo onde celebrava missas, descobriu a justificação pela fé. Foi nessa universidade que ele e um grupo de professores e alunos amigos aceitaram a fé que mais tarde se espalharia por toda Alemanha. Lutero começou a ensinar os livros da bíblia no vernáculo e para fazê-lo melhor, começou a estudar as línguas originais da bíblia, logo descobriu que a verdadeira autoridade emanava da escritura. Estudando principalmente as cartas de Hebreus, Gálatas e Romanos descobriu que somente pela fé era possível se tornar justo diante de Deus. A partir daí somente as escrituras (sola fidelidade) era autoridade para o pecador procurar salvação.


Martinho Lutero passou a conhecer o seu mundo, o conhecimento o libertou, o ascetismo instaurado nos mosteiros rompiam os muros dos conventos e arruinava as pessoas que não tinham contato com as escrituras, com o catolicismo todo corrompido e agora o monge agostiniano tendo acesso à língua original da bíblia fica cada vez mais difícil do clérigo católico convence-lo nas escrituras, havia penitencia, havia culto a Maria, Havia culto aos santos, havia misticismo, havia sincretismo, havia objetos e objetos de culto que não emanava da bíblia. Para piorar a situação aparece Johann Tetzel vendendo indulgencias logo onde o monge agostiniano era vigário de 11 igrejas, o escândalo, a repugna foi tanto que fez o monge afixar as 95 teses no castelo de Wittenberg.


A basílica de São Pedro estava sendo construída e o papa leão X começou a extorquir os mais leigos e até mesmo parte do clérigo, vendia se de tudo, até propriedade no céu, havia perdão de pecado pelo resto da vida, os pecados cometidos eram pagos aos sacerdotes do mais leve ao mais grave. Fazendo isso uma pergunta soava quem foi sacrificado pelos pecados? Quem tem o poder de perdoar a não ser Deus?


Lutero não quis sair do catolicismo, queria tirar os corruptos, queria reformar a igreja, depois que Lutero foi intimado a se retratar na dieta Augsburgo  comparecendo perante as autoridades para se retratar ele disse: “eu me retrato a menos que me prove na bíblia”. Quando procuraram mata-lo, o eleitor da saxônia, Frederico, o sequestrou para o castelo Wartburg e ali traduziu o novo testamento para o alemão e mais tarde toda a bíblia. Lutero dizia que agora uma pessoa do campo, do lar podia ler a bíblia, enquanto muitos no mosteiro só comiam e bebiam.


A reforma não só mudou o rumo da religião, mais também da Europa, e resto do mundo. Depois disso o cristianismo católico teve uma leve mudança mais não o suficiente, continuou nas praticas a qual o cristianismo foi submetido desde a época de Constantino. Mais tarde Melanchton sistematizou a reforma e Calvino aprofundou, mais os erros que a igreja católica cometeu na época medieval continua, sendo cometido por aqueles que dizem seguidores da reforma, vende-se de tudo, cura, milagres, os fieis mesmo com a bíblia nas mãos tem comprado tijolinhos, chave da vitória, tem pagado penitencia, tem colocado mediador entre Deus, como copo de água, lenço, tem adorado objetos como, casas, carros, adorado o culto ao eu, adorado o culto ao corpo, de que adiantou a reforma? Só não adora imagens, mais o resto tem adorado, tem pagado os artistas para cantar em igreja e eventos, tem pagado os falsos profetas para dizerem aquilo que querem ouvir, como que sentido coceira nos ouvidos tem amontoado mestres segundo a sua própria cobiça.


No Brasil o cristianismo protestante precisa continuar se reformando, o cristianismo católico precisa se reformar, a escritura nunca deixou de ser autoridade e nem vai deixar, nós vamos ser julgado por ela, ali está o princípio de Deus para nossa família e para vivermos um cristianismo sem mácula, sem máscara, vivendo na verdade absoluta da palavra.


Estamos sendo atacados dia e noite pelo adversário, a religião e a família estão em perigo, protestantes e católicos unidos contra a imoralidade, pois estamos vivendo dias derradeiros sobre a terra. Perseverando e avançando rumo ao alvo, Cristo!




Cristianismo através dos séculos Earle E. Cairns Pg 258 a 263 editora vida nova

Nenhum comentário: