sábado, 3 de outubro de 2015

Cosmovisão





Por Gilberto Ferreira Lima 

           
Vivemos dias em que as pessoas nem sabem, ao certo se tem cosmovisão, de um jeito e outro elas tem, embora seja uma cosmovisão muitas vezes fraca e sem identidade.
Onde a bíblia é interpretada de qualquer maneira e como lhe apraz, segundo seus próprios interesses. Muitos dos evangélicos com respeito a cosmovisão bíblica, não sabem nada e acabam acreditando na cosmovisão de um líder inescrupuloso. E cada dia que passa os líderes envolvidos no pragmatismo, onde, o que funciona parece está certo, porque há um aumento expressivo de pessoas em suas igrejas e começam a interpretar as escrituras de forma particular. (II Pe. 1.20)

Paulo diz: Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. (Ef. 4.14)

Repare que Paulo fala das artimanhas dos homens.
Para que haja crescimento, então, aceitam todos ventos de doutrinas, como misticismos, sincretismos e a igreja então perde sua identidade. Nossa identidade é a cruz de Cristo sendo pregada com simplicidade, sem invenção de modas, na loucura da cruz, onde vemos o poder do verdadeiro evangelho.

Sabemos também, que em cada lugar tem sua cultura, e que muitas vezes é legal, mais, nem sempre as esferas culturais de países e cidades tem suas condutas de acordo com a palavra de Deus. Neste ponto devemos rejeitar uma cultura que vai contra os princípios bíblicos.

Temos visto, como nunca, no cristianismo, pessoas, governos e autoridades de certa forma querendo colocar uma cosmovisão como identidade, principalmente em países desenvolvidos. Aprovam leis imorais dizendo que é questão cultural e que a população de cada país, tem de se adequar e avançar na era da modernidade. Neste caso é muito verdadeiro o ditado “água mole, pedra dura, tanto bate, até que fura” assim querem os governantes e autoridades cauterizar as mentes das pessoas. A mídia golpista e cheia de farsa querem implantar na sociedade uma cosmovisão anti-bíblica. Com isso grupos minoritários são favorecidos em uma distorção muita clara da verdade moral, e chamando a todos que se opõem de preconceituosos.

A nossa cosmovisão tem nome; identidade da cruz. De que eu vivo em um reino e minha cosmovisão é cumprir todos preceitos deste reino com moral e ética.


Soli deo glória. 

Nenhum comentário: